BLOG

NBR9050

NBR9050: O que ela diz sobre os projetos mais acessíveis

A NBR9050 está entre as normas técnicas voltadas a acessibilidade no Brasil. Contudo poucas empresas sabem da sua existência, assim como prestam atenção a sua importância na hora de montar seus projetos. Por isso, neste conteúdo, a MedvitaeArq, decidiu trazer os principais pontos da norma e o que ela diz sobre os projetos mais acessíveis. Vem ver!

O que é a NBR9050?

A NBR 9050 é uma norma técnica brasileira que estabelece critérios e parâmetros para a promoção da acessibilidade a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos.  Vale destacar que ela foi desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é conhecida como “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” no Brasil.

Qual o objetivo dela? 

Segundo a ABNT, a NBR9050 pretende garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independente de suas habilidades físicas, sensoriais ou motoras, permitindo que todos possam utilizar os espaços públicos e privados de forma segura e autônoma.

Leia também: Empresas não acessíveis: 6 prejuízos que sua empresa pode sofrer

Principais aspectos abordados pela NBR9050 sobre projetos acessíveis

Dessa forma, para garantir que os projetos sejam mais acessíveis possíveis, a norma dispõe de alguns aspectos. Para melhor elucidar a NBR9050, selecionamos a seguir os principais aspectos dela. Olha só:

Rampas e acessos

A norma brasileira reforça as principais definições das dimensões, assim como inclinações e características das rampas da sua empresa. Tudo para permitir o acesso de cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida ou com carrinhos de bebê de forma adequada e que realmente reforce a acessibilidade dos locais.

Sinalização tátil

A NBR9050 também traz uma padronização de sinalizações táteis no piso, assim como dos pisos podotáteis, que auxiliam pessoas com deficiência visual na orientação e locomoção. Vale lembrar que esse tipo de sinalização é obrigatória por lei e precisa seguir as recomendações dessa norma técnica.

Leia também: Sinalização Visual e Tátil: Qual a importância?

Espaços reservados

Estabelecimento de locais reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em áreas como estacionamentos, sanitários e transporte público também estão entre as disposições da norma técnica. Neste caso, se a sua empresa conta com esse tipo de espaço, vale considerações os pontos estabelecidos.

Elevadores e escadas

A NBR9050 também traz regras para instalação e sinalização de elevadores e escadas, de modo a garantir o acesso para todos. Assim se você pretende construir seu projeto ou então adequá-lo, vale seguir as recomendações para não ter problemas no futuro.

Mobiliário acessível

Especificações para o design de mobiliários urbanos, como bancos, mesas e balcões, para permitir o uso por pessoas com diferentes necessidades também está entre as disposições da norma. Aqui a arquitetura acessível entra como um ponto-chave para garantir espaços projetados já com esse tipo de móvel.

Circulação e espaço interno

A NBR também traz a definição de dimensões e características para corredores, portas, corrimãos e outros elementos internos de edificações para garantir a acessibilidade. Assim se você ainda não se familiarizou com o assunto, saiba que precisa se adequar.

Comunicação acessível

A comunicação mais acessível nos espaços também é imprescindível. Assim a norma técnica traz recomendações para tornar a comunicação mais inclusiva, como a utilização de sinalização visual e sonora em espaços públicos.

Leia também: Acessibilidade nas empresas: o que é?

Estacionamentos

Por fim, vale reforça que a NBR9050 também é responsável pelos critérios para a adequação dos estacionamentos para garantir vagas reservadas e adequadas para pessoas com deficiência. Portanto, vale considerar as vagas na sua construção, ampliação ou adequação da sua empresa.

Para concluir sobre a NBR9050

Por fim, terminamos esse conteúdo reforçando para você, gestor, que todos os projetos inclusivos da empresa precisam se atentar a norma de modo a atender as necessidades que a acessibilidade precisa.

Vale observar que a NBR 9050 é voltada tanto para novas construções quanto para a adaptação de edificações já existentes, buscando a promoção de espaços inclusivos e acessíveis para todos. Seu cumprimento é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, proporcionando a participação plena de todas as pessoas em todas as esferas da vida.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de conversar com a equipe da Medvitae Arquitetura diretamente pelo WhatsApp. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais artigos do blog

  • All Post
  • Acessibilidade
  • Legislação
  • Tratamento acústico
  • Tratamento Térmico
  • Uncategorized