A acessibilidade está cada vez mais em pauta e se a sua empresa ainda não trouxe adequações a instalação física tanto para seus consumidores como funcionários, saiba que pode estar arriscando ser multado por isso. No Brasil, por exemplo, empresas não acessíveis podem sofrer autuações pela Lei Brasileira de Inclusão (LBI) , a qual prevê multas para empresas que não investem em acessibilidade para pessoas com deficiência.
Neste conteúdo, portanto, você entende melhor quais são os benefícios que sua empresa pode vir a sofrer caso não se adeque a sociedade. Assim como descobre como tornar a empresa mais acessível. Acompanhe.
6 subsídios que as empresas podem sofrer por não serem acessíveis
Muitos são os benefícios que as empresas não acessíveis podem sofrer no Brasil. Vale ressaltar que as multas aplicadas às empresas podem variar dependendo das leis e regulamentos de cada país ou região específica. No país, por sua vez, existem duas leis importantes sendo a LBI e a Lei de Cotas como as principais . Além disso, os valores variam de R$ 2.253,27 a R$ 225.327,14, dependendo da gravidade da infração.
No geral, as multas visam incentivar as empresas a cumprir as normas de acessibilidade e garantir que pessoas com deficiência ou necessidades especiais possam acessar seus produtos, serviços ou locais físicos rígidos.
A LBI, por exemplo, prevê a possibilidade até mesmo de prisão para pessoas que praticam crimes de demonstração contra pessoas com deficiência. A pena de prisão pode variar de 1 a 3 anos, dependendo da gravidade do crime.
Além de uma questão civil, por sua vez, também estão muitos outros prejuízos financeiros e de imagem que as empresas não acessíveis podem vir a sofrer. Assim selecionamos a seguir 6 deles para você anotar e ter consciência. Olha só:
Leia também: Acessibilidade nas empresas: o que é?
1. Multas financeiras
As multas variam segundo a legislação local e a gravidade da violação de acessibilidade. Podem ser aplicadas multas temporárias ou multas fixas, dependendo do tempo que a empresa está em não conformidade.
2. Ações judiciais e indenizações
Pessoas com deficiência ou organizações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência podem entrar com ações judiciais contra empresas que não são acessíveis. Além das multas, uma instituição também pode ser obrigada a pagar indenizações por danos e prejuízos causados pela falta de acessibilidade.
3. Penalidades administrativas
Agências governaram por fiscalizar a acessibilidade podem importar taxas administrativas, que podem incluir multas, tolerar ou outras medidas corretivas a sua empresa caso ela não compre a lei como deveria.
4. Sanções contratuais
Em alguns casos, as empresas podem enfrentar contratuais se não atenderem aos requisitos de acessibilidade em contratos com órgãos governamentais ou outras empresas.
5. Suspensão de licenças e autorizações
Em casos graves de não conformidade com a acessibilidade, a corporação também pode ter suas licenças ou autorizações suspensas temporariamente ou até mesmo revogadas.
6. Publicidade negativa
Além das multas, a empresa pode sofrer uma repercussão negativa na mídia e nas redes sociais, o que pode prejudicar sua imagem e receber junto ao público.
E como transformar empresas não acessíveis em exemplos de acessibilidade?
Agora que você já entendeu os prejuízos que as empresas não acessíveis podem sofrer devido à falta de acessibilidade, vale saber também como transformá-las em exemplos positivos. Não é verdade?
Toda empresa se torna acessível ao desenvolver recursos de acessibilidade como:
- Sinalização em braile;
- Rampas de acesso a prédios;
- Portas automáticas;
- Telefones com teclados ampliados;
- Softwares de leitura de tela;
- Adaptações para banheiros.
Assim, vale destacar que é necessário que as empresas priorizem a inclusão e a acessibilidade desde o início de seus projetos e operações, para evitar problemas futuros.
Contudo se isso não aconteceu na sua empresa e você está buscando alternativas, uma boa ideia é buscar orientação de empresas especializadas capazes de trazer projetos importantes neste quesito. Um exemplo vem da Medvitae Arquitetura . Converse com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar.