A acessibilidade é um conceito que visa garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas, possam ter acesso e usufruir de espaços, produtos e serviços. Assim, entender melhor os pilares da acessibilidade pode permitir resultados positivos as empresas tanto em questão de produtividade como de novas prospecções.
E é justamente sobre isso, que a Medvitae Arquitetura fala hoje neste post por aqui. Nele você conhece quais são os pilares, bem como sua importância para o mundo empresarial. Vem ver!
Você pode gostar de ler: Acessibilidade Arquitetônica: você sabe o que é?
Afinal, quais são os três pilares da acessibilidade?
Que a acessibilidade é um direito fundamental e está prevista na Constituição Federal do Brasil, no Estatuto da Pessoa com Deficiência e em outras leis e normas nós já te contamos. Contudo, hoje vamos abordar de fato três pilares dela que você, como empresário, precisa conhecer. São eles:
- Acessibilidade física – ou seja, a partir da autonomia, onde a pessoa é capaz de utilizar o mesmo espaço ou serviço de forma independente.
- Acessibilidade comunicacional – onde a pessoa consegue se comunicar de forma adequada e se sentir mais confortável.
- Acessibilidade cognitiva – onde a pessoa deve estar segura ao utilizar um espaço ou serviço.
Acessibilidade física
A acessibilidade física refere-se à eliminação de barreiras físicas que possam impedir ou dificultar a locomoção e o acesso às pessoas com deficiência. Alguns exemplos de acessibilidade física, por exemplo, incluem:
- Rampas e rampas de acesso
- Passagens largas e sem obstáculos
- Espaços de circulação adequados
- Sinalização tátil
- Banheiros acessíveis
Acessibilidade comunicacional
A acessibilidade comunicacional, no entanto, se refere a garantia de que as pessoas com deficiência possam entender e se comunicar com o mundo ao seu redor. Assim, alguns exemplos de acessibilidade comunicacional incluem:
- Legendas em Libras e audiodescrição
- Sinalização em Braille
- Textos em tamanho e contraste adequados
- Site e aplicativos acessíveis
Acessibilidade cognitiva
A acessibilidade cognitiva, por fim, refere-se à garantia de que as pessoas com deficiência possam compreender e interagir com informações e sistemas. Assim, alguns exemplos de acessibilidade cognitiva incluem:
- Uso de linguagem simples e clara
- Evitar o uso de jargões e siglas
- Oferecer alternativas ao uso de cores
- Usar ícones e símbolos
A importância dos pilares da acessibilidade
Por fim, não podemos terminar esse post sem lembrar que os três pilares da acessibilidade são essenciais para garantir que todas as pessoas tenham igualdade de oportunidades e possam participar plenamente da sociedade. Juntos eles são muito mais fortes e permitem que as pessoas vivam com dignidade.
Assim, se você é empreendedor, precisa colocar em prática todos eles para que sua empresa seja reconhecida pela ação, bem como cumpra com a legislação.
A Medvitae Arquitetura é uma empresa especializada em arquitetura inclusiva que atua na promoção da acessibilidade em espaços, produtos e serviços. Ela conta com uma equipe de profissionais qualificados que trabalham visando garantir que todos tenham acesso e usufruam de espaços, produtos e serviços de forma segura e confortável. Assim converse agora mesmo com a nossa equipe e torne sua empresa muito mais inclusiva em 2024.