Em um mundo cada vez mais inclusivo, não se pode deixar de comentar a importância de falar também da acessibilidade nas empresas . Você não concorda? O termo se refere a capacidade de um ambiente de trabalho ou negócio ser acessível e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas.
Assim, neste conteúdo, você entende melhor a importância do termo no ambiente corporativo, bem como os aspectos que as empresas precisam colocar em prática se querem ser identificados como acessíveis. Olha só:
Afinal, o que é acessibilidade nas empresas, afinal?
A acessibilidade na empresa é o termo que se refere a um ambiente de trabalho preparado e inclusivo para receber todas as pessoas.
Assim, trata-se de criar um ambiente em que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências ou limitadas, possam desfrutar dos mesmos direitos, oportunidades e benefícios que os demais funcionários.
Vale lembrar ainda que pela lei toda empresa precisa cumprir requisitos como estes, bem como quanto mais acessível para, mais chances de obter incentivos do governo também possui.
Conheça mais sobre: a Medvitae Arquitetura e seus projetos de acessibilidade
Quais aspectos a acessibilidade nas empresas abrange?
Vale destacar que a acessibilidade nas empresas é muito ampla e inclui diversos pontos importantes. Neste caso, reunimos por aqui os principais aspectos que você, como gestor, precisa conhecer. São eles:
Acesso físico
O acesso físico é um dos aspectos importantes e que precisam ser levados em consideração quando se fala em acessibilidade nas empresas. O termo se refere à remoção de barreiras físicas que impedem ou dificultam a locomoção de pessoas com deficiência.
Neste caso, vale considerar a instalação de rampas, corrimãos, elevadores acessíveis, adaptados, entre outras medidas.
Acesso digital
O ambiente de trabalho também precisa envolver o acesso digital. Ele garante que o ambiente de trabalho seja acessível para pessoas com deficiência visual, auditiva ou cognitiva. Isso pode ser alcançado por meio da utilização de tecnologias assistivas, como leitores de tela, legendas em vídeos, fontes ajustáveis, cores contrastantes, entre outras. Assim se você não investiu nisso, vale repensar o assunto.
Políticas inclusivas
As empresas devem adotar políticas e práticas inclusivas que promovam a diversidade e a igualdade de oportunidades para todos os funcionários. Isso pode incluir a implementação de programas de treinamento e conscientização sobre acessibilidade, a adaptação de processos de recrutamento e seleção para garantir a igualdade de oportunidades, e a promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.
Comunicação acessível
Além de um ambiente de trabalho físico acessível, vale também apostar na comunicação acessível quando se fala em acessibilidade nas empresas.
Vale lembrar que é importante que as empresas forneçam meios de comunicação acessíveis para todos os funcionários. Isso pode envolver a disponibilização de intérpretes de libras para pessoas surdas, materiais impressos em formatos acessíveis, como braile ou fontes ampliadas, e a utilização de linguagem clara e objetiva em documentos e comunicações internas.
Para concluir
Por fim, vale destacar que a acessibilidade nas empresas é importante não apenas para cumprir as obrigações legais, mas também para promover a igualdade de oportunidades, a diversidade e a inclusão nas empresas.
Vale destacar que além disso, empresas acessíveis podem atrair talentos diversos, melhorar a satisfação dos funcionários e clientes, e ampliar sua base de consumidores. Portanto, se você quer mais sucesso para sua empresa, não deixe de tornar o ambiente mais acessível para as empresas que trabalham com você.
Se você ainda não sabe como investir nisso, no entanto, converse com a equipe da Medvitae Arquitetura . Por aqui você descobre os projetos que podem desenvolver na parte física da empresa, bem como conhece mais afundo as oportunidades.